Pela primeira vez em território argentino, em 27 e 28 de novembro de 2017, o VIII Congresso Congresso Latino-Americano de Direito Material e Processual do Trabalho foi realizado no Salón Verde da Faculdad de Derecho da Universidad de Buenos Aires, com o tema “Las Reformas Laborales en el Siglo XXI”.
Na tarde de segunda-feira (27/11/2017), o Congresso teve o seu primeiro painel: Salud y Seguridad en el Trabajo. Actualidad y Posibles Reformas. Para o debate do tema, os os ouvintes experienciaram as palestras dos Professores Mario Ackerman (UBA), Carlos Marín Rodríguez (UART), Miguel Ángel Maza (UBA), com mediação do Professor Luís Enrique Ramírez (ALAL). O segundo e último painel daquele dia, realizado na parte da noite, teve o tema “Reformas Laborales Y Políticas De Estado”, com a presença da Professora Maria Cecília Máximo Teodoro (PUC/Minas) e dos Professores Márcio Túlio Viana (PUC/Minas), Mario Garmendia (CLAEH) e Abel de Manuele (Universidad Nacional del Litoral).
O painel “Derecho Procesal Laboral Y Su Incidencia En Las Reformas Laborales” deu abertura ao segundo dia de Congresso, com os oradores Professores Diego Tula (UBA), Fábio Túlio Barroso (UniCaP) e da Professora Diana Carolina Fuquen Avella (Universidad Externado de Colômbia), com mediação do Professor Pablo Arce, membro da seção de jovens juristas da associação argentina de direito do trabalho.
Cumprindo sempre com o seu papel de incentivo ao mundo acadêmico, o Congresso realizou uma pausa nos painéis para a realização das tradicionais oficinas de artigo, com coordenação do Professor Diego Ledesma Iturbide (UBA).
Em sequência, o Congresso retornou para o seu 4º e último painel, com o tema “Las Reformas Laborales y Las Relaciones Entre Fuentes Del Contrato De Trabajo”. À época, para o debate do tema, os Professores Lucas Caparrós (UBA), Daniel Ulloa (PUCP) e a Professora Mariela Fernández (UBA) apresentaram diversas perspectivas sobre a questão.
A reunião dos acadêmicos, operadores e simpatizantes do direito do trabalho de toda a América Latina teve encerramento com a conferência “Una Ciencia De La Legislación Laboral Y La Revisión De Las Normas Laborales”, com a voz do emérito Professor Adrián Goldin (UBA).