VII

Com realização no Teatro João Paulo II, na unidade do Coração Eucarístico da PUC/Minas, o VII Congresso Latino-Americano de Direito Material e Processual do Trabalho ocorreu nos dias 03, 04 e 05 de maio de 2017, com o tema “O Direito Achado nas Ruas”. O tema, como de praxe, foi abordado por diversas óticas, do olhar mais técnico trabalhista ao olhar mais antropológico.

A abertura do Congresso se deu mediante a manifestação artística dos alunos de dança e música da UFMG, abrindo as portas para o primeiro painel do dia: “As artes na rua”. Na noite daquela quarta-feira (03/05/2017), o primeiro painel teve como oradores os Professores Jorge Souto Maior (PPGD USP) e Gustavo Gauthier (Faculdad de Derecho CLEAH), bem como as Professoras Anamaria Fernandes Viana (UFMG) e Rita de Cássia Lucena Velloso (PUC/Minas e UFMG).

O painel “As vozes e o silêncio da Rua” inaugurou a manhã do dia 04/05/2017, com a presença das Professoras Maria Cecília Máximo Teodoro (PPGD PUC/Minas), Aldacy Rachid Coutinho (UFPR) e do Professor Márcio Túlio Viana (PPGD PUC/Minas), e dos Desembargadores José Eduardo de Resende Chaves Júnior (TRT-3) e Manoel Carlos Toledo Filho (TRT-15).

Na tarde daquele mesmo dia, o Congresso proporcionou àqueles que submeteram seus resumos a participar das oficinas de artigo, quais sejam: “Trabalho e novas tecnologias”, coordenado pela Profa. Maria Cecília Máximo Teodoro; e “Trabalho e discriminação”, coordenado pelo Prof. Márcio Túlio Viana.

Em sequência, na parte da noite, o Congresso retomou suas atividades com o painel: “O direito perdido na rua”. O tema foi debatido pelos Professores Cléber Lúcio de Almeida (PPGD PUC/Minas), Mario Garmendia Arigón (Faculdad de Derecho del CLAEH), Leonardo Wandelli (PPGD Unibrasil-PR) e Vitor Salino de Moura Eça (PPGD PUC/Minas).

A manhã do último dia (05/05/2017) de Congresso teve abertura com o painel: “A greve: entre a rua e o direito”; com a participação ds Professores Lucas José Caparrós (Faculdad de Derecho de La UBA), Cristiano Paixão (UnB) e Juan Pablo Mugnolo (Faculdad de Derecho de La UBA). Após um rápido coffe break, o Congresso deu continuidade às atividades com o painel: “O Direito achado na rua”. Para tanto, o tema foi debatido pela Professora Isabela de Andrade Pena Miranda Corby (UFMG) e dos Professores José Geraldo de Sousa Júnior (PPGD UnB) e Igno Wolfgang Sarlet (PPGD PUC/RS).

O encerramento do Congresso se deu com a realização das últimas oficinas de artigo, às 14h do dia 05/05/2017. Naquela oportunidade, os participantes experienciaram as oficinas: “Direito Coletivo do Trabalho e temas afins”, com a coordenação da Profa. Wânia Guimarães Rabello; e “Direito Processual do Trabalho e temas afins”, com a coordenação do Prof. Cléber Lúcio de Almeida. A VII edição do Livro do Congresso Latino-Americano de Direito Material e Processual do Trabalho foi publicado pela editora LTR, e está disponível para a venda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *