Com organização das Professoras Doutoras Maria Cecília Máximo Teodoro (PUC/MG), Lívia Miraglia (UFMG), Flávia Máximo (UFOP) e do Professor Doutor Márcio Túlio Viana, nos dias 21 e 22 de outubro de 2021, foi realizado o XII Congresso Latino-Americano de Direito Material e Processual do Trabalho, com o tema “Trabalho e Consumo” e apoio dos PPGD´s da PUC Minas, UFMG e UFOP; Grupo de Pesquisa RED – Retrabalhando o Direito e FAPEMIG. Ante o cenário pandêmico advindo do COVID-19, o Congresso foi realizado na PUC Minas, em Belo Horizonte, porém, de maneira remota.
Os participantes do Congresso tiveram a oportunidade de submeter os resumos de seus artigos até 1º/10/2021. Aqueles que submeteram seus resumos, puderam participar das oficinas: Direito do Trabalho e Colonialidade, realizada dia 21/10/2021 às 14h; Trabalho e Consumo na Datadriven, realizada dia 21/10/2021 às 14h; Gênero, Trabalho e Pandemia, realizado 22/10/2021 às 14h; e Processo e Direito do Trabalho Sob Ataque do Neoliberalismo, realizado 22/10/2021 às 14h.
Assim, na manhã do dia 21/10/2021 (quarta-feira), o Congresso teve início com o seu primeiro painel, “Trabalho, Consumo e Tempo”. Na abertura da noite de quarta-feira, o tema “Gênero e Trabalho” foi debatido e, em sequência, o 2º painel do Congresso abordou o tópico “Colonialidade, Racismo e Dimensão Sociológica do Direito do Trabalho. Quais Vidas São Consumidas?”, finalizando o primeiro dia do evento.
O painel “Consumo, Gênero e Processos de Subjetivação” deu o start ao segundo dia do Congresso (22/10/2021), sendo seguido pelo 2º painel daquela manhã, “Mulher, Trabalho e Consumo”. Na noite daquela quinta-feira, o tema “Consumo, Trabalho e Direitos” finalizou a programação do evento.
O Congresso Latino-Americano de Direito Material e Processual do Trabalho traz consigo a responsabilidade de incentivar o pensamento crítico ao mundo acadêmico no âmbito do direito trabalhista e, assim, aborda os temas mais relevantes do momento. Para compreender mais sobre as diversas nuances do tema “Trabalho e Consumo”, recomendamos a leitura do e-book do XII Congresso, disponibilizado desde já no instagram do Grupo de Pesquisa RED – Retrabalhando o Direito (clique aqui).