O X Congresso Latino-Americano de Direito Material e Processual do Trabalho marca o retorno das atividades ao Brasil, especialmente, a primeira edição realizada na Bahia. Assim, nos dias 07 e 08 de novembro de 2019, na Universidade Federal da Bahia – UFBA, realizou-se a 10ª edição do Congresso, com o tema “As Reformas Laborais e o Futuro do Direito do Trabalho”.
Na manhã daquela quinta-feira, 09/11/2019, deu-se início às atividades com o painel “Direito do Trabalho na América Latina”, com a participação das Professoras Paola Del Pilar Frías Ávila (Univerisdad Externado de Colombia) Lorena Vasconcelos Porto (UPM) e dos Professores Carlos De Buen Unna (Membro da Academia Ibero-Americana de Direito do Trabalho e Seguridade Social) e Mario Garmendia Arigón (CLAEH).
Em sequência, na parte da tarde, os participantes do Congresso tiveram a oportunidade de apresentar os seus resumos de artigos nas oficinas: Novas Tecnologias e as Relações de Trabalho, com a coordenação de Isabela Fadul de Oliveira; e Reformas Laborais e o Futuro do Direito do Trabalho, com coordenação de Cláudio Jannotti da Rocha.
Na noite daquele mesmo dia, as Professoras Maria Cecília Máximo Teodoro (PUC Minas), Lívia Mendes Moreira Miraglia (UFMG) e os Professores Raffaele De Giorgi (Università del Salento) Lucas de Alvarenga Gontijo (PUC Minas) e Stephan Kirsten (Universidade de Salzburg) lideraram os debates do painel “Novas Perspectivas para o Direito do Trabalho”.
As atividades continuaram na manhã do dia 08/11/2019, com o painel “O Futuro do Direito do Trabalho”. Naquela oportunidade, debateram o tema as Professoras Juliana Teixeira Esteves (UFPE), Aldacy Rachid Coutinho (UFPR), Sayonara Grillo Coutinho Leonardo da Silva (UFRJ) e os Professores Márcio Túlio Viana (PUC Minas), Cláudio Jannotti da Rocha (UFES) e Murilo Carvalho Sampaio Oliveira (UFBA).
O X Congresso chegou ao seu fim na tarde daquela sexta-feira, com a realização das oficinas de artigo: Trabalho e Discriminação, com coordenação de Maria Cecília Máximo Teodoro; e O Direito e o Processo Coletivo do Trabalho, com coordenação de Márcio Túlio Viana. Com a posterior aprovação, os artigos foram publicados no livro da 10ª edição do Congresso, disponível nas lojas virtuais.