Realizado nos dias 17 e 18/11/2016, pelo Programa de Pós-graduação em Direito da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, pela Universidade Federal de Pernambuco e pela Universidade Católica de Pernambuco, o VI Congresso Latino-americano de Direito Material e Processual do Trabalho teve como palco o Auditório Tobias Barreto, na Faculdade de Ciências Jurídicas da Universidade Federal de Pernambuco, em Recife.
O Congresso visou promover a internacionalização do PPGD da PUC Minas, da UFPE e da UNICAP, bem como selar a parceria com a Universidad CLAEH, do Uruguai, Universidad Externado da Colômbia e iniciar o processo de aproximação da Universidad de Buenos Aires (UBA), possibilitando a troca de conhecimento, o debate e o diálogo permanentes entre as várias instituições de ensino envolvidas.
Na manhã daquela quarta-feira, dia 17/11/2016, o painel “Perspectivas das Relações Individuais de Trabalho” deu o start às atividades do dia. A primeira conferência do painel foi ministrada pelo eminente Professor Dr. Márcio Túlio Viana, com o tema “O Direito do Trabalho no Brasil de hoje: dos pesadelos aos sonhos”. Em sequência, a Dra. Procuradora Jailda Eulídia abordou o tema “Meio Ambiente do Trabalho e Adoecimento” e, finalizando a manhã, a Professora do PPGD da URPR, Aldacy Rachid Coutinho, dissertou sobre a temática “Desvendando o conteúdo ideológico da Subordinação”.
Ainda na tarde daquele dia, foram realizadas as costumeiras oficinas de artigos. À época, com a coordenação da Professora Maria Cecília Máximo, foi realizada a oficina “Trabalho e Efetividade”. Simultaneamente, com a coordenação da Professora Juliana Teixeira Esteves, foi realizada a oficina “Trabalho e Seguridade Social”. Os artigos aprovados integraram a VI edição do livro do Congresso, publicado em agosto de 2018 e disponível nas lojas virtuais.
As atividades continuaram na noite de quarta-feira, com o painel “Os Dilemas da Jurisdição Trabalhista”, tendo como oradores os Professores Rômulo Freitas (Faculdade Damas), Fábio Túlio Barroso (FDR-UFPE) e Sérgio Torres Teixeira (FDR-UFPE), ponderando diferentes abordagens. Finalizando o primeiro dia de Congresso, a Professora Juliana Teixeira Esteves (UFPE) e o Professor Hugo Melo Cavalcanti Filho (UFPE), lideraram o painel “Para Uma Nova Perspectiva da Seguridade Social”.
Com os oradores Professores Rafael Camilo Mora Rojas, da Universidade Externado da Colômbia, Mario Garmendia Arigón, da Facultad de Derecho del CLAEH (Uruguay), e da ilustre Professora Maria Cecília Máximo Teodoro (PUC/Minas) o painel “Os desafios do Direito do Trabalho” deu início ao segundo e último dia do VI Congresso. Após uma breve pausa, o painel teve continuidade com os palestrantes Cléber Lúcio de Almeida (PUC/Minas) e Jorge Boucinhas Cavalcanti (FGV/SP)
Finalizando o VI Congresso, na noite do dia 18/11/2016 o painel “Perspectivas das Relações e dos Movimentos Sindicais e Coletivos de Trabalho”, com a advogada membro do IBDT e APDT, Fernanda Barreto Lira, o Professor Lucas José Caparrós, da Faculdad de Derecho de La UBA, e Everaldo Gaspar Lopes de Andrade, professor da UFPE.
O Congresso de Direito Material e Processual do Trabalho traz consigo os principais temas do mundo trabalhista, visando abordar de diferentes pontos de vista o conteúdo proposto. No entanto, não se trata de um monólogo, fazendo-se imprescindível a participação daqueles que, até então, estavam no papel de ouvintes. A pluralidade de ideias e críticas é o que move, assim como o mundo, o direito trabalhista.