O Poder do Macho

Em junho de 2022, o  Grupo de Pesquisa “Retrabalhando o Direito” – RED – que decorre da Rede Nacional de Pesquisas em Direito do Trabalho e Seguridade Social – RENAPEDTS – abriu inscrições para o processo seletivo de novos pesquisadores em seu quadro, sendo dividas em: (a) 10 (dez) vagas destinadas a alunos da Graduação da PUC Minas; (b) 10 (dez) vagas destinadas a alunos de cursos de Pós-Graduação lato sensu da PUC Minas e de outras Instituições de Ensino Superior; e (c) 10 (dez) vagas destinadas a alunos do Programa de Pós-Graduação stricto sensu da PUC Minas. 

Naquela oportunidade, a Profa. Doutora Maria Cecília Máximo Teodoro, coordenadora do Grupo, selecionou o livro “O Poder do Macho”, da autora paulista Heleieth Saffioti. Visando a integração e o pensamento crítico dos pesquisadores, a coordenadora dividiu o grupo em duplas e trios que, dessa forma, conduziram o debate de cada capítulo do livro, sendo os encontros realizados quinzenalmente, nas quartas-feiras, às 18h.

“O Poder do Macho”, é uma importante obra para o feminismo brasileiro escrita por Heleith Saffioti, em 1987. Em sua obra, a autora disserta sobre os mecanismos de dominação do homem e suas profundas implicações sociais, políticas e pessoais. Nesse cenário de extrema dominação, a autora afirma que essa forma de opressão é perpetuada por valores sociais e culturais não só enraizados, como também naturalizados.

Assim, Saffioti apresenta uma análise crítica da sociedade patriarcal, destacando como as desigualdades de gênero são perpetuadas em todas as esferas da vida, incluindo as relações de trabalho, a família e as relações amorosas. De igual modo, a paulista aponta para as consequências negativas desse tipo de dominação para a saúde mental, emocional e social das mulheres.

Não se atendo às críticas, a autora apresenta soluções para a mudança e a luta pelo empoderamento feminino. Nesse sentido, destaca a importância da conscientização e da educação para combater as desigualdades de gênero, ressaltando sempre a necessidade da busca não pela igualdade, mas pela equidade.

“O Poder do Macho”, portanto, é uma obra que oferece uma visão clara e concisa da forma como o machismo afeta as mulheres e a sociedade de diferentes modos, formas e, sobretudo, circunstâncias. Embora a obra seja datada de 1987, as análises feitas pela autora se demonstram compatíveis à contemporaneidade, sendo indiscutível a contribuição para a luta pelo empoderamento feminista até os dias atuais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *